PESQUISA APONTA QUE REDES SOCIAIS PODEM AUMENTAR A IRRITABILIDADE

Um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que o uso frequente das redes sociais pode estar deixando as pessoas mais irritadas

17/03/2025 ◦ Por: Ediana Pimenta




Uso excessivo das plataformas pode impactar o humor e aumentar a impaciência, aponta estudo

Divulgação/Oscar Wong

Um estudo conduzido nos Estados Unidos revelou que o uso constante das redes sociais pode deixar as pessoas mais irritadas. A pesquisa analisou o impacto do Instagram, X, Facebook e TikTok no humor dos usuários e concluiu que, apesar de proporcionarem uma sensação imediata de prazer devido à liberação de dopamina, o excesso de tempo conectado pode gerar efeitos negativos, como aumento da irritabilidade.

O levantamento contou com a participação de mais de 40 mil pessoas, que responderam questionários sobre a frequência de uso das plataformas e a quantidade de publicações feitas diariamente. Para medir os impactos emocionais, os pesquisadores aplicaram uma metodologia específica para avaliar a irritabilidade, com uma pontuação que variava de 5 a 30, além de analisarem sintomas de depressão e ansiedade.

Os resultados mostraram que 78,2% dos entrevistados acessam pelo menos uma rede social diariamente, enquanto quase 25% passam a maior parte do dia conectados. Além disso, 16,2% afirmaram publicar conteúdos várias vezes ao dia. A pesquisa indicou que quanto maior o tempo de uso, maior a irritação, especialmente entre os usuários do X e do Facebook, além daqueles que postam com maior frequência.

O estudo reforça a importância do uso equilibrado das redes sociais para evitar impactos negativos no bem-estar emocional.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler