PIX AUTOMÁTICO COMEÇA A VALER NESTA SEGUNDA-FEIRA
O novo modelo pode ser usado para o pagamento de contas de água, luz, mensalidade de escolas e outros

O novo modelo pode ser usado para o pagamento de contas de água, luz, mensalidade de escolas e outros

O Pix Automático começa a valer a partir de hoje, 16. A modalidade funciona da mesma forma que o débito automático, já que o usuário pode cadastrar pagamentos recorrentes de serviços e produtos diretamente no aplicativo do banco ou por meio do internet banking. O Banco Central já havia apresentado o Pix Automático no início deste mês.
O novo modelo pode ser usado para o pagamento de contas de água, luz, telefone, assinatura de serviços como internet, mensalidade de escolas, academias, serviços financeiros como seguros, e outros.
Atualmente, o Pix é a modalidade de pagamentos mais popular no Brasil, conforme apontou o BC. Para se te ruma ideia, em abril deste ano, foram realizados 6,278 bilhões de Pix. Por outro lado, no mesmo período, os brasileiros pagaram 341 milhões de boletos. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, 90% dos que já usam o Pix disseram que pretendem aderir ao pagamento automático.
Ao habilitar a novidade, cliente confere os dados, como valores, identificação do recebedor, periodicidade e data do débito e depois confirma a autorização.
Diferentemente do débito automático, que habilita pagamentos apenas em dias úteis e com horários específicos para cada banco, o Pix Automático pode autorizar pagamentos 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
Vale ressaltar que não haverá cobrança dos clientes pagadores do serviço ou produto, mas haverá taxas para os bancos e as empresas que ofertarem esse meio de pagamento aos clientes, por causa da prestação dos serviços entre eles.
Caso queira, o cidadão que tiver escolhido o Pix Automático, pode cancelar a solicitação a qualquer momento.