PIX TERÁ NOVAS REGRAS PARA RECUPERAR DINHEIRO EM CASOS DE FRAUDE
A partir de 1º de outubro de 2025, será possível contestar transferências instantâneas pelo aplicativo do banco

Reprodução/Internet
O Banco Central divulgou mudanças no Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix com o objetivo de aumentar a segurança e facilitar a recuperação de valores em situações de golpe ou fraude.
A partir de 1º de outubro de 2025, os usuários poderão contestar transações diretamente pelo aplicativo do banco, sem precisar entrar em contato com centrais de atendimento. Segundo a instituição, a novidade traz mais agilidade e eleva as chances de bloquear o dinheiro antes que o fraudador consiga movimentá-lo.
Já em 23 de novembro, entrará em vigor outra medida importante: será possível recuperar valores mesmo quando já tiverem sido transferidos para outras contas. Hoje, a devolução só pode ocorrer a partir da conta que recebeu o Pix originalmente, geralmente já esvaziada.
As mudanças serão obrigatórias para todas as instituições financeiras a partir de fevereiro de 2026. De acordo com o Banco Central, o novo modelo deve desestimular golpes e tornar o processo de devolução mais eficiente para os usuários.