QUEDA NAS TEMPERATURAS EXIGE CUIDADOS ESPECIAIS COM A SAÚDE
O primeiro passo é buscar manter a alimentação saudável e a rotina de atividades físicas

O primeiro passo é buscar manter a alimentação saudável e a rotina de atividades físicas

Várias partes do Brasil estão sentindo os efeitos da queda nas temperaturas, típica desta época do ano, em que as noites são mais frias e os dias mais secos. Inclusive, há uma frente fria atuando sob o país e derrubando as temperaturas na região Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste.
Mas, o clima mais ameno vem acompanhado da necessidade de cuidados especiais com a saúde. O primeiro passo é buscar manter a alimentação saudável e a rotina de atividades físicas.
E como o ar seco acaba contribuindo com crises alérgicas, problemas respiratórios e o ressecamento das mucosas, é preciso reforçar a hidratação. É normal sentir menos sede no frio, então é preciso se lembrar da necessidade da ingestão de água. Pele e boca secas, irritabilidade e pouca urina (que pode estar mais escurecida) são os principais sintomas de que o corpo está desidratado.
A pele é o maior órgão do corpo humano e os cuidados com ela precisam ser mantidos com as temperaturas mais baixas. É preciso continuar utilizando protetor solar e reforçar a hidratação, com cremes e loções. Nessa época, é normal que a pele fique um pouco mais ressecada.
Neste período, há aumento de doenças respiratórias. Síndromes gripais, processos como a bronquiolite e pneumonias são enfermidades mais recorrentes. Isso acontece porque, além da baixa temperatura, o ar seco pode irritar via aérea e ressecar as mucosas, o que torna o indivíduo mais suscetível a infecções. Tomar as vacinas e manter hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos, são medidas de prevenção a essas doenças.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS