RECEITA FEDERAL LIBERA CONSULTA AO LOTE DA MALHA FINA DE FEVEREIRO
A partir das 10h desta segunda-feira (24), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote da malha fina de fevereiro. Cerca de 120 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco poderão verificar se receberão a restituição

Cerca de 120 mil contribuintes receberão R$ 253,88 milhões

A partir das 10h desta segunda-feira (24), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote da malha fina de fevereiro. Cerca de 120 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco poderão verificar se receberão a restituição. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 120.039 contribuintes serão contemplados, totalizando R$ 253,88 milhões em restituições. Desse montante, R$ 168,86 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.
Prioridades no recebimento
Dentro da lista de prioridades, a maior parte dos beneficiados (75.790 contribuintes) informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, essa informação garante prioridade no pagamento.
Além disso, a distribuição dos contribuintes prioritários é a seguinte:
- 16.215 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 4.013 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 3.163 idosos acima de 80 anos;
- 2.405 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Os demais 18.453 contribuintes, que não informaram a chave Pix e não se enquadram nas categorias prioritárias, também receberão a restituição conforme a ordem de processamento.
Como consultar a restituição
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal. Basta acessar a página, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar as informações pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
Pagamento da restituição
O pagamento será realizado no dia 31 de março, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja na lista, ele pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), conferir o extrato da declaração e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para aguardar os próximos lotes da malha fina.
O que fazer se o valor não for depositado?
Se a restituição não for creditada na conta informada, seja por erro ou por conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para isso, o contribuinte pode:
- Agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade por meio do Portal BB;
- Ligar para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor dentro do prazo de um ano, ele deverá solicitar a restituição no Portal e-CAC. Para isso, basta acessar a opção “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
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