RECEITA LIBERA 2º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR 2025 NESTA SEGUNDA

A Receita Federal disponibiliza a partir das 10h nesta segunda-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Cerca de 6,5 milhões de brasileiros que enviaram a declaração deste ano devem ser contemplados

23/06/2025 ◦ Por: Ediana Pimenta




A Receita vai distribuir R$ 11 bilhões entre 6,5 milhões de pessoas

📷: Reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil

 A Receita Federal disponibiliza a partir das 10h nesta segunda-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Cerca de 6,5 milhões de brasileiros que enviaram a declaração deste ano devem ser contemplados.

Esse é o maior lote já registrado, tanto em número de beneficiados quanto em valor total. Além das restituições deste ano, o lote inclui pagamentos residuais de declarações de anos anteriores.

Ao todo, 6.545.322 contribuintes vão receber um montante de R$ 11 bilhões. De acordo com a Receita, todo o valor será destinado a contribuintes com algum tipo de prioridade legal ou técnica.

A distribuição segue os seguintes critérios:

  • 764.634 contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo recebimento via Pix;
  • 044.585 têm entre 60 e 79 anos;
  • 650 atuam no setor do magistério e têm essa como principal fonte de renda;
  • 090 têm mais de 80 anos;
  • 363 possuem deficiência física ou mental, ou enfrentam doenças graves.

Embora não tenham prioridade legal, quem combinou o uso da declaração pré-preenchida com a escolha do Pix como forma de recebimento passou a ser incluído no grupo prioritário neste ano. Este lote será destinado exclusivamente aos contribuintes com algum tipo de prioridade, e não haverá pagamentos fora desse grupo.

A consulta pode ser feita pelo site oficial da Receita Federal. O acesso é simples: basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar as informações por meio do aplicativo da Receita para dispositivos móveis.

Pagamento

Os valores serão creditados no dia 30 de junho, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Caso o nome do contribuinte não esteja entre os contemplados, é possível acessar o portal e-CAC, verificar o extrato da declaração e, se houver pendências, enviar uma declaração retificadora para aguardar os próximos lotes.

Se, por algum motivo, o valor não for depositado (como no caso de conta encerrada), ele ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. Nessa situação, o contribuinte poderá solicitar o crédito para outra conta de sua titularidade pelo Portal BB ou pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais),
  • 0800-729-0001 (demais regiões),
  • 0800-729-0088 (canal exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

Após esse prazo, o valor somente poderá ser recuperado mediante solicitação no Portal e-CAC. O procedimento é feito acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, na sequência, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler