SIMULADOR DE APOSENTADORIA DO INSS VOLTA A FUNCIONAR APÓS ATUALIZAÇÃO
Sistema foi modernizado para garantir mais eficiência e segurança no acesso às informações previdenciárias
📷Reprodução/INSS
O simulador de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi reativado após passar por manutenção técnica. O serviço estava suspenso desde o último fim de semana para atualizações nos sistemas da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia e informações da Previdência Social.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a ferramenta foi migrada para uma infraestrutura mais moderna, com o objetivo de garantir mais segurança, estabilidade e eficiência no acesso dos usuários.
Qualquer cidadão pode utilizar o simulador para calcular o tempo que falta para se aposentar. A estimativa é feita com base na idade e no tempo de contribuição registrados na base de dados do INSS.
O sistema também permite que o contribuinte altere informações para novas simulações, como idade, sexo e períodos de trabalho, incluindo vínculos empregatícios e contribuições. Para isso, basta selecionar a opção “Recalcular”.
O INSS reforça que o resultado apresentado pelo simulador tem caráter apenas informativo e não garante o direito à concessão da aposentadoria.
A ferramenta está disponível no site oficial do INSS e no aplicativo Meu INSS.