TAXAÇÃO DOS EUA PODE ELEVAR PREÇOS DE REFEIÇÕES FORA DE CASA EM ATÉ 10%
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de manter uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pode impactar diretamente o bolso dos consumidores brasileiros. Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo, as refeições feitas fora de casa podem ficar até 10% mais caras

A sobretaxa deve começar a valer em 1º de agosto e vai atingir alimentos importantes nas exportações do Brasil

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de manter uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pode impactar diretamente o bolso dos consumidores brasileiros. Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo, as refeições feitas fora de casa podem ficar até 10% mais caras.
A sobretaxa, prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto, atinge produtos que são pilares das exportações brasileiras, como carne, café e suco de laranja. A preocupação é que, com a dificuldade para exportar esses itens, haja excesso de oferta no mercado interno, risco de deterioração de produtos e prejuízos financeiros para empresários do agronegócio.
Caso os produtos não sejam rapidamente redirecionados para outros mercados, os impactos podem ser sentidos em toda a cadeia produtiva, e chegar ao consumidor final em forma de aumento de preços.
Apesar do alerta da federação, alguns economistas avaliam que os efeitos podem variar de acordo com o setor e o porte das empresas, que podem adotar estratégias para reduzir os impactos da tarifa.