TÉCNICAS DE DESENGASGO EM BEBÊS, CRIANÇAS E ADULTOS SÃO ATUALIZADAS
Ação rápida e correta pode salvar vidas
📷 CBMGO
A American Heart Association, entidade que define os protocolos seguidos mundialmente em primeiros socorros, mudou recentemente as diretrizes oficiais de Primeiros Socorros, Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e Emergências Cardiovasculares. As novas orientações enfatizam, principalmente, a forma de agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas, tanto em bebês e crianças quanto em adultos conscientes.
Antes, o protocolo orientava começar diretamente pelas compressões abdominais, conhecidas como manobra de Heimlich. Agora, tanto para bebês quanto para crianças e adultos, a manobra deve ser precedida por pancadas nas costas.
Para crianças maiores de um ano e adultos, o protocolo começa verificando se há obstrução total das vias aéreas, ou seja, ausência de tosse, som ou respiração, e, em seguida, deve-se aplicar a nova recomendação. O capitão Daniel Gonçalves Vitorino Campos de Miranda, do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), apresentou uma demonstração sobre a nova conduta, conforme o vídeo.
Vale lembrar que, em caso de emergência, você pode acionar os bombeiros pelo telefone 193.