TERREMOTO DEIXA MAIS DE 800 MORTOS NO AFEGANISTÃO
Abalo sísmico de magnitude 6,0 atingiu a província de Kunar nesta segunda-feira (1º); mais de 2,8 mil pessoas ficaram feridas e número de vítimas pode aumentar

📷: Stringer/Reuters
Mais de 800 pessoas morreram em decorrência de um terremoto de magnitude 6,0 que atingiu o Afeganistão nesta segunda-feira (1º), segundo a mídia estatal. Outros 2,8 mil ficaram feridos, de acordo com a agência de notícias Reuters.
O tremor atingiu a província de Kunar, região com histórico de terremotos e enchentes. Segundo o governo afegão, trata-se de uma área remota e de difícil acesso.
Centenas de feridos foram encaminhados a hospitais locais, de acordo com autoridades regionais.
Sharafat Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde, informou que várias aldeias foram devastadas. O Ministério da Defesa enviou 30 médicos e 800 quilos de medicamentos para Kunar, onde os hospitais estão sobrecarregados.
Zaman alertou que o número de vítimas pode aumentar à medida que novas áreas reportem danos.
Já o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, afirmou que “todos os recursos disponíveis serão usados para salvar vidas”.
Este é o segundo grande terremoto a atingir o Afeganistão em menos de dois anos. O último ocorreu em outubro de 2023, quando cerca de 1.500 pessoas morreram.