TRÉGUA DE 72 HORAS IMPOSTA PELA RÚSSIA É VISTA COM DESCONFIANÇA POR ZELENSKY

Teve início nesta quinta-feira,8, o cessar-fogo unilateral decretado pela Rússia no conflito com a Ucrânia. A decisão, tomada sem o aval do governo ucraniano, foi anunciada pelo Kremlin sob o argumento de demonstrar boa vontade para negociar um possível fim da guerra.

volodymyr-zelensky-1
08/05/2025 ◦ Por: Segismar Júnior




Presidente da Ucrânia afirma que trégua russa é uma “farsa”

volodymyr-zelensky-1
📷 Reprodução: (Alexey DANICHEV / SPUTNIK/Simon Wohlfahrt/Bloomberg/Getty Images

Teve início nesta quinta-feira,8, o cessar-fogo unilateral decretado pela Rússia no conflito com a Ucrânia. A decisão, tomada sem o aval do governo ucraniano, foi anunciada pelo Kremlin sob o argumento de demonstrar boa vontade para negociar um possível fim da guerra. No entanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou a iniciativa, classificando-a como uma “farsa” promovida por Vladimir Putin, e defendeu uma trégua mais ampla, com duração de 30 dias.

Segundo o Kremlin, o cessar-fogo também coincide com as celebrações em Moscou pelos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista, ao fim da Segunda Guerra Mundial. Apesar da pausa proposta, o governo russo alertou que suas forças armadas seguem posicionadas e prontas para reagir, caso a Ucrânia realize qualquer ofensiva.

Horas antes do início da trégua, ataques aéreos foram registrados dos dois lados. As ofensivas deixaram duas pessoas mortas na Ucrânia e levaram ao fechamento de aeroportos em Moscou e outras cidades russas.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler