TRUMP DIZ QUE PERDEU RÚSSIA E ÍNDIA PARA A CHINA

“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China mais profunda e sombria. Que tenham um longo e próspero futuro juntos”, escreveu Trump em uma rede social

WhatsApp Image 2025-09-05 at 12.30.25

📷 REUTERS/Brian Snyder

05/09/2025 ◦ Por: Priscyla Ávila

Em uma publicação em sua rede social Truth Social, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse que “perdeu” a Rússia e a Índia para a China, que chamou de “sombria”. No post, Trump escreveu: “Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China mais profunda e sombria. Que tenham um longo e próspero futuro juntos”.

A publicação soou como uma reação ao desfile militar de Pequim, organizado pelo presidente chinês, Xi Jinping, que contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, do líder norte-coreano Kim Jong Un e do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, simbolizando um crescente eixo de poderes autoritários em contraste com os interesses globais dos EUA. No dia do desfile, Trump acusou Xi Jinping, Putin e Kim Jong-un de conspirarem contra os estados unidos.

Na quarta-feira, a China fez o maior desfile militar de sua história na presença de aliados poderosos, Rússia e Coreia do Norte, em que mostrou novos e modernos armamentos, como mísseis nucleares de alcance global e armas hipersônicas atualizadas. O desfile e a presença de Putin e Kim Jong-un foram um recado ao Ocidente.

Você também vai gostar de ler