ÚLTIMO DIA DA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS MOVIMENTA O FUTEBOL BRASILEIRO E EUROPEU
Atacante retorna ao Chelsea após rescisão no Peixe; Santos busca reforços, São Paulo tenta repatriar Marcos Leonardo e Europa fecha janela com grandes movimentações.

Reprodução/Instagram
A terça-feira (2) marca o encerramento da janela de transferências no Brasil e, portanto, promete fortes emoções tanto no cenário nacional quanto internacional. Santos, São Paulo, Grêmio e outros clubes ainda correm contra o tempo para confirmar reforços.
Na Europa, a janela se encerrou na última segunda-feira (1º). Antes do prazo final, alguns dos principais clubes do continente movimentaram cifras milionárias e, assim, confirmaram reforços de peso.
Deivid Washington deixa o Santos e retorna ao Chelsea
O atacante Deivid Washington foi devolvido pelo Santos ao Chelsea. O jovem, revelado na Vila Belmiro, estava emprestado até o fim da temporada, mas teve seu contrato rescindido e, dessa forma, retorna à Inglaterra nos próximos dias.
Pelo Peixe, Deivid disputou 22 partidas e marcou dois gols. Sua última atuação foi no empate sem gols contra o Fluminense, no último domingo. Segundo o clube, a saída traz alívio salarial e, além disso, abre espaço para novas contratações em meio ao fechamento do mercado.
Santos perto de anunciar reforços antes do fechamendo da janela
A diretoria santista trabalha para confirmar quatro contratações ainda nesta terça-feira. Entre elas, está o zagueiro paraguaio Alexis Duarte, de 25 anos, que já tem acordo encaminhado com o Spartak Moscou para compra definitiva. O defensor, revelado no Cerro Porteño, foi convocado para a seleção paraguaia e, portanto, vê com bons olhos o retorno ao futebol sul-americano.
Outro reforço próximo é o atacante Lautaro Díaz, que será emprestado pelo Cruzeiro até meados de 2026. Fora dos planos de Leonardo Jardim, o argentino atuou em 18 jogos nesta temporada e marcou dois gols. Ele chega após investimento de 3 milhões de dólares da Raposa no ano passado.
Além disso, o Santos também negocia com o zagueiro Adonís Frías e com o meia Victor Hugo, este último por empréstimo junto ao Flamengo.
São Paulo tenta repatriar Marcos Leonardo e negocia com Rigoni
Enquanto isso, no Morumbis, a expectativa é pelo retorno de Marcos Leonardo ao futebol brasileiro. O Tricolor aguarda apenas a resposta do Al Hilal para fechar o empréstimo do centroavante até o fim da temporada. O jogador aceitou reduzir salários para viabilizar o negócio e, por isso, pressiona pela liberação.
Paralelamente, o clube também abriu conversas para trazer de volta o atacante Emiliano Rigoni, atualmente no León, do México. Aos 32 anos, o argentino defendeu o São Paulo em 2021 e tem o aval de Hernán Crespo para o retorno.
Até aqui, o Tricolor já confirmou as chegadas de Maílton e Rafael Tolói; contudo, espera encerrar o mercado com até quatro reforços.
Willian pode reforçar o Grêmio
Por outro lado, o Grêmio apresentou proposta oficial ao meia-atacante Willian, de 37 anos, que estava no Fulham. O contrato oferecido é válido até 2026, com possibilidade de prorrogação. Livre no mercado, o jogador analisa o projeto do clube gaúcho e deve decidir ainda hoje.
Ídolo do Chelsea e com passagem pelo Arsenal, Willian soma 268 jogos na Premier League, sendo o brasileiro com mais aparições na história do campeonato. No Brasil, sua última passagem foi pelo Corinthians, em 2022.
Mercado europeu encerrou a janela na segunda-feira (1º)
Donnarumma no Manchester City
Antes do fechamento da janela europeia, o Manchester City confirmou a contratação do goleiro italiano Gianluigi Donnarumma, de 26 anos, por 30 milhões de euros. O arqueiro, ex-PSG, assinou contrato até 2030 e, portanto, chega para substituir Ederson, vendido ao Fenerbahçe por 14 milhões de euros.
Antony no Betis
Já o brasileiro Antony, ex-Manchester United, foi anunciado pelo Betis, da Espanha. O contrato é válido até 2030, em acordo que pode chegar a 25 milhões de euros. Emprestado na última temporada, o atacante teve nove gols e seis assistências em 26 jogos e, assim, agora assina em definitivo.
Pedro Lima no Porto
Além disso, o lateral-direito Pedro Lima, ex-Sport e atualmente no Wolverhampton, foi emprestado ao Porto. Aos 19 anos, o jovem será inicialmente aproveitado no time B, mas também treinará com o elenco principal.
Isak no Liverpool
Por fim, a maior transação da janela europeia ficou por conta do Liverpool, que pagou cerca de 125 milhões de libras para tirar o atacante sueco Alexander Isak do Newcastle. O valor, que pode chegar a 130 milhões, tornou a contratação a mais cara da história da Premier League.
No site Rede Fonte News, você confere tudo sobre o mundo do esporte e as últimas novidades do mercado de transferências.