VEJA O QUE SE SABE SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS NA CHINA
Um novo tipo de coronavírus foi encontrado em morcegos de Hong Kong, na China, e pode ter a mesma capacidade de se espalhar em humanos que a Sars-CoV-2, que ocasionou a pandemia da Covid-19


Um novo tipo de coronavírus foi encontrado em morcegos de Hong Kong, na China, e pode ter a mesma capacidade de se espalhar em humanos que a Sars-CoV-2, que ocasionou a pandemia da Covid-19. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Virologia de Wuhan e pelo Laboratório de Guangzhou foi publicado pela revista Nature.
O vírus foi encontrado recentemente em um laboratório, durante testes, em Hong Kong, na China. Cientistas utilizaram uma técnica que usa um microscópio potente, para descobrirem o alto risco de transmissão do novo vírus para humanos. O artigo que o apresenta à comunidade científica foi publicado na última terça-feira (18).
O HKU5-CoV-2 pertence à família do Merbecovirus, um subgênero de vírus do gênero Betacoronavirus que também está relacionado com o Sars-CoV-2, que causou a pandemia de Covid-19.
O novo vírus tem um modo de ligação diferente de outros CoVs conhecidos que usam ACE2. “Análises estruturais e funcionais indicam que o HKU5-CoV-2 tem uma melhor adaptação ao ACE2 humano do que a linhagem 1 HKU5-CoV”, afirmam os pesquisadores. Por isso, eles destacaram o risco da doença possivelmente se espalhar entre os animais e humanos. O estudo ainda afirma que a capacidade do vírus de infectar células humanas foi confirmada.
Os pesquisadores explicam a cadeia da potencial transmissão em humanos no estudo. Eles ilustram que o novo vírus, HKU5-CoV-2, que infecta morcegos pode usar uma proteína na superfície de diversas células do corpo humano como um receptor de entrada nas células de uma forma inédita. O receptor ACE2 também foi usado pelo Sars-CoV-2 para entrar nas células humanas.
Levando em consideração que “o risco de ocorrência do HKU5-CoV-2 em populações humanas não deve ser exagerado”, os pesquisadores reforçam que há necessidade de uma análise mais ampla sobre o comportamento do vírus.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS