Rede Fonte News

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BRASIL REFORÇA ALIANÇAS COMERCIAIS EM MEIO À TENSÕES GLOBAIS

País fortalece negócios no Mercosul e BRICS para proteger a economia e conquistar novos mercados

📷 Reprodução/Internet

Diante das recentes tensões comerciais e das tarifas bilionárias impostas pelos Estados Unidos, o Brasil tem buscado fortalecer suas parcerias no comércio internacional. Blocos como o BRICS e o Mercosul são fundamentais para ampliar mercados, atrair investimentos e diminuir a dependência de poucos parceiros comerciais.

Os acordos comerciais com países da América do Sul, por exemplo, têm beneficiado os consumidores, que podem adquirir produtos como azeite, vinhos, frutas e até veículos a preços mais acessíveis. Essas parcerias facilitam importações e exportações, muitas vezes isentando tarifas e promovendo maior fluidez no comércio.

Uma economia aberta ao mercado global traz mais competição, reduz preços, amplia a diversidade de produtos disponíveis e cria mais oportunidades, sem causar aumento do desemprego.

O Brasil integra o Mercosul junto com Argentina, Uruguai e Paraguai. Além disso, possui um acordo de livre comércio com o Chile, vigente desde 2015. O bloco também está em negociações com países como México, Israel, Índia e Egito, buscando expandir ainda mais seus horizontes.

Apesar disso, especialistas avaliam que o Brasil mantém uma postura relativamente fechada no comércio exterior. Embora seja uma das dez maiores economias do mundo, o país responde por apenas 2% do fluxo comercial global. Altos impostos de importação e desafios na infraestrutura encarecem a produção interna e dificultam as exportações.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS