ISRAEL SUBIRÁ, FILHO DE LUCIANO SUBIRÁ, REVELA DETALHES DO ANIME CRISTÃO QUE ESCREVEU
Sim, você leu certo! Israel Subirá, filho do pastor e escritor Luciano Subirá — conhecido pelo canal “Isra” no YouTube, que conta com mais de 1 milhão de inscritos — acaba de concluir um projeto inédito e ambicioso que une fé cristã e fantasia sombria como poucos já ousaram fazer.

Texto por Rubens Jr (@nerdaocristao).

Sim, você leu certo! Israel Subirá, filho do pastor e escritor Luciano Subirá — conhecido pelo canal “Isra” no YouTube, que conta com mais de 1 milhão de inscritos — acaba de concluir um projeto inédito e ambicioso que une fé cristã e fantasia sombria como poucos já ousaram fazer.
Em seu perfil oficial, Israel compartilhou a revelação de sua nova empreitada com uma frase simples, mas impactante:
“Escrevi um anime…”
O nome do projeto é Mukō-gawa — que significa “Do Outro Lado” — e foi desenvolvido ao longo de 5 anos de trabalho intenso. A obra é uma dark fantasy que reconta, com originalidade e profundidade, a narrativa da redenção sob a ótica do mundo espiritual.
Fé, Fantasia e Teologia em uma Experiência Imersiva
Inspirado por clássicos como Esse Mundo Tenebroso e Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz, Mukō-gawa entrega uma história densa, brutal, sombria e teologicamente rica, comparável em estilo a obras como Castlevania e Elden Ring — mas com a essência do Evangelho pulsando em cada arco narrativo.
Israel deixa claro que não é um conteúdo infantil. Segundo ele, “a ideia é que seja algo sério, hardcore, brutal, voltado para um público mais maduro e com cabeça”. Apesar disso, acredita que adolescentes também conseguirão absorver e apreciar a mensagem.
Estrutura da Obra: Três Grandes Partes
O projeto está dividido em três partes principais, totalizando 5 temporadas e 2 filmes:
1. Gênesis
Conhecida como a “Season 0”, Gênesis funciona como o Silmarillion de Mukō-gawa, introduzindo o universo fictício, estabelecendo o pano de fundo e preparando o terreno para o início da saga principal.
– Formato: Livro ou filme
– Capítulos: 8
2. Saga
É o “anime” propriamente dito, dividido em 5 temporadas (ou 5 livros), com um total de 76 capítulos. A trama gira em torno de dois poderes com valores opostos, tendo como pano de fundo a narrativa da redenção.
3. Unveiled
Um segundo filme que serve como conclusão escatológica do universo Mukō-gawa, amarrando pontas soltas e elevando o nível teológico da história.
– Capítulos: 7
– Tons escatológicos fortes
Projeto Internacional, Escrita em Inglês e Futuro Incerto
Apesar de ser brasileiro, Israel escreveu todo o conteúdo em inglês, com o objetivo de alcançar o Japão e o resto do mundo com a mensagem do Evangelho através da arte.
“Já traduzi o primeiro livro para o português e adaptei. A ideia é passar por todos os sete livros fazendo isso.”
Atualmente, não há previsão de lançamento. Israel afirma estar estudando qual será a sequência de lançamentos, sendo provável que comece com a publicação dos livros, seguido por adaptação em mangá e, eventualmente, a produção do anime.
“O bom é que a história está completa em sua composição. Foi um processo de 5 anos organizando essa narrativa para ela vir com um gancho forte, ser épica e fazer sentido. Já passou por leitores seletos, que deram feedbacks, e estou consolidando a versão final.”
Versões, Escrita e Ilustrações
O projeto já passou por quatro versões, sendo que a versão 3 exigiu mais de 700 horas de trabalho. Israel afirma que jogou quase tudo fora em 2024 após uma análise crítica de um amigo, o que o fez reescrever a história com mais profundidade e coesão.
Atualmente, ele busca um ilustrador no estilo dark fantasy, anime/mangá.
“Já tenho uma pessoa em mente, mas ainda não está definido. Tenho conceitos dos personagens em mente e alguns rabiscos prontos.”
Animação, Lutas e Som
Na cabeça de Israel, o anime deve ter trilha sonora bem metal, intensa, com lutas coreografadas e viscerais, dignas de chamar a atenção até de quem nem se importa com teologia.
“Vai ter gente que vai querer assistir só pelas lutas. Então sim, o negócio é brutal!”
Ele sonha em produzir a animação originalmente em japonês, com dublagem posterior para o restante do mundo.
“Tenho sonhos que soariam altamente presunçosos, mas se não der, vamos adaptando para o que der.”
“Isso aqui é Mitologia Cristã!”
Israel Subirá deixa claro que Mukō-gawa não é uma obra de entretenimento cristão genérico, mas uma mitologia cristã com profundidade teológica, que pode até escandalizar algumas pessoas.
“Você não vai ouvir um ‘Me leva pra casa’ nesse anime. É algo necessário. Um ambiente que não se comunica muito sobre o Evangelho.”
Apesar da indefinição sobre datas e meios de publicação, a convicção de Israel é firme:
“É um projeto que eu levo muito a sério. Nem que leve anos para fazer acontecer, eu vou trabalhar com todo o meu coração para tornar isso realidade.”
Nos stories do Instagram, ele chegou a mostrar uma pasta nomeada Mukō-gawa em seu celular, com imagens de arte dark fantasy no estilo anime, aumentando ainda mais a expectativa dos seguidores.
Mukō-gawa não é apenas um anime cristão. É uma proposta ousada de evangelização criativa, fusão de teologia e fantasia sombria, e um convite a repensar como o Evangelho pode ser comunicado de maneira poderosa, simbólica e impactante, em um dos formatos mais amados do mundo moderno: o anime.
A jornada começou em 2020. O caminho ainda é longo. Mas a mensagem já está viva. E o Reino, mais uma vez, encontrou uma nova forma de ecoar — do outro lado.